Por que é necessária uma estratégia transnacional para combater a Cortaderia?

Uma Estratégia Transnacional de combate à Cortaderia é fundamental, porque é um documento necessário para promover e facilitar a coordenação e o compromisso comum. Pretende apoiar esforços e desenvolver uma ferramenta prática que estabeleça as bases para uma ação ordenada na luta contra a Cortaderia selloana.

A Estratégia é um documento poderoso para coordenar não só as entidades de uma mesma localidade, região ou país, mas também para apoiar o trabalho conjunto entre os diferentes países que compõem o Arco Atlântico, cujas regiões são diretamente afetadas pela forte invasão da espécie ao longo da costa.

Fundamentos da Estratégia

Na estratégia estão definidos 7 fundamentos que devem ser cumpridos para alcançar o sucesso na luta contra a Cortaderia no Arco Atlântico. Estes são:

  • Detecção da expansão da Cortaderia selloana. Prevenção e alerta precoce.
  • Redução da presença de Cortaderia selloana. Controle e erradicação de fora para dentro e em espaços de especial interesse.
  • Restauração e acompanhamento após a erradicação.
  • Investigação.
  • Comunicação, treinamento e conscientização.
  • Legislação, propostas e financiamento.
  • Responsabilidades e competências dos agentes envolvidos.

A quem se destina?

Qualquer entidade, pública ou privada, desde grandes empresas a administrações, centros educativos ou associações, está convidada a aderir à Estratégia.

A adesão à Estratégia por parte de uma entidade implica assumir o grave impacto causado pelo espanador e, dependendo das suas capacidades e competências, assumir os critérios de eliminação, integração nas políticas sectoriais e difusão no seu território.

Órgãos da administração pública, desde entidades locais, câmaras, conselhos, ministérios, serviços de proteção da natureza ou qualquer entidade relacionada com terrenos em Áreas Naturais Protegidas, vias de comunicação, obras públicas, infraestruturas de comunicação, energia e transporte de veículos, etc.

Empresas públicas e privadas relacionadas com jardinagem, silvicultura, viveiros, consultoria ambiental, obras civis, construção e manutenção de estradas, encostas, caminhos, etc.

Empresas, fábricas e indústrias detentoras de posse ou concessão temporária de terras alteradas colonizadas pela espécie.

Universidades e centros de investigação que constituem linhas de pesquisa sobre a espécie, biologia, controle, erradicação, métodos de restauração de terras, etc.

Associações, fundações e diversas ONG, relacionadas com a conservação do ambiente, património natural e educação e sensibilização ambiental.

Mídia, imprensa, rádio, televisão e mídia digital.

O que significa adesão?

Os organismos que ratificam a Estratégia estão conscientes da grave situação que se encontra a colonização por esta espécie exótica invasora e conhecem a regulamentação sobre EEI de acordo com o país e região em que estão localizados. Eles se comprometem a ler o documento e a atuar no combate coordenado à espécie. Os compromissos concretos, dependendo das competências e possibilidades de cada entidade, são:

Vigilar as áreas que estão sob sua jurisdição para a detecção precoce de espécimes isolados e dispersos.

Comunicar novos exemplares, detectados na sua área de interesse, à organização formada no combate à espécie (administração competente em matéria de espécies invasoras).

Divulgar a Estratégia e os seus objectivos.

Torne visível o seu compromisso com a Estratégia publicando-o na sua página Web ou quadro de avisos (entidade filiada à “Estratégia de combate à Cortaderia selloana”), utilizando a identidade gráfica fornecida pelo projeto LIFE STOP Cortaderia.

Comunicar as ações que estão sendo tomadas no combate à invasão da espécie.

Sensibilizar a sociedade sobre o problema da espécie.

Planear e executar ações de controlo e erradicação nas áreas afetadas em coordenação com outras instituições com competências na matéria, seguindo os critérios fundamentais da Estratégia: atuar de fora para dentro, das zonas com menor presença da espécie para as zonas com maior presença, realizar as ações na área onde está distribuído e que é da competência deste organismo, com o objetivo de controlar a sua expansão e desligar as suas populações. Tentar a erradicação de áreas com habitats de maior sensibilidade e valor ecológico (Red Natura 2000, PEV, etc.).

Investigar a biologia e ecologia das espécies, problemas, medidas de controle, restauração, etc.

Integrar a Estratégia nas suas políticas sectoriais.

Todos os compromissos acima mencionados são executados de acordo com as possibilidades e competências atribuídas a cada entidade.

Como me beneficia fazer parte desta aliança transnacional?

A adesão à Estratégia Transnacional de Combate à Cortaderia selloana no Arco Atlântico acarreta uma série de benefícios:

Gabinete de Coordenação Técnica da Aliança. Você pode solicitar aconselhamento técnico sobre seus planos ou iniciativas de combate à Cortaderia escrevendo para lifecoopcortaderia@seo.org

Treinamento técnico on-line. Semestralmente, serão organizados treinamentos online especialmente para entidades afiliadas à aliança, onde aprofundaremos suas necessidades e preocupações.

Encontros bienais. Você poderá participar dessas reuniões, que serão realizadas itinerantemente a cada dois anos. Serão co-organizados por uma ou várias entidades afiliadas.

Prêmio semestral para o melhor desempenho. Você pode inscrever suas performances na categoria especial do concurso semestral Desafíos CORTA-deria. Este prémio consiste numa subvenção económica para a execução ou continuidade da ação proposta e na gravação de um vídeo informativo sobre a ação.

Boletim Semestre Digital. Receberá a newsletter semestral, que inclui as principais novidades e atividades realizadas pelas entidades afiliadas.

Informação atualizada. Terá acesso a informação atualizada, oportuna e eficaz sobre métodos de erradicação da Cortaderia, análise custo-benefício, desempenho, etc., bem como aos documentos dos resultados e conclusões dos trabalhos realizados no enquadramento do projecto LIFE COOP Cortaderia.

Trabalho em rede. Você faz parte de uma extensa rede de organizações que lutam contra a Cortaderia selloana ou outros invasores, e será incluído em uma lista pública hospedada na web www.www.seo.org/lifecoopcortaderia, podendo utilizar o selo que confirma sua adesão.

Boletim digital anual. Nesta newsletter serão refletidas as principais novidades e as atividades mais marcantes desenvolvidas pelas entidades afiliadas.

X
X
X
X
X
X
X